A disciplina Teorias do Texto tem como foco o estudo teórico do texto e contexto partindo da perspectiva sócio-interacionista e da linguistica textual com a intenção de salientar as teorias de processamento cognitivo do texto.
A perspectiva sócio-interacionista visa à interação do leitor com o texto considerando o contexto social em que ele está inserido e as influências derivadas de suas interações sociais, e a linguística textual, de acordo com Fávero & Koch (1998), considera os textos como formas específicas de manifestação da linguagem
Para esta disciplina, o estudo do universo textual é prioridade, pois envolve o nascimento de uma linguística do texto presente no contexto das análises transféricas, abrange a caracterização e diferenciação das modalidades oral e escrita, as inter-relações da linguística textual com distintas linhas teóricas de estudo do texto, a sociolinguística, a pragmática, a análise da conversação e do discurso, e as principais teorias de leitura de texto.
As teorias do texto possuem caráter multidisciplinar e transdisciplinar, trazem como prioridade o texto, que age como um canal de interação e construção social de conhecimento e linguagem, abarcando ações linguísticas, cognitivas e sociais em sua organização, produção e funcionamento.
O texto funciona como um instrumento de aprendizagem, pois leva o leitor a refletir sobre o modo como a língua funciona, suas diversas situações de interação verbal ou social, os usos dos recursos oferecidos pela língua, a adequação dos textos de acordo com as situações, e suscita a reflexão em relação à intenção da leitura no processamento cognitivo do texto, visando à formação de um leitor com senso analítico e capaz de construir e/ou reconstruir textos.
No ambiente escolar, é preciso que o professor considere o conhecimento que o aluno detém e o incentive a ser um leitor crítico e sedento pelo saber. É necessário considerar que todo texto carrega influências de quem o produziu e irá interagir com o leitor, que fará a sua interpretação textual de acordo com suas influências e conhecimentos que são baseados em seu contexto social e em suas experiências.
CONTEÚDO
COMPLEMENTAR 1 – APRESENTAÇÃO. Disponivel em: http://online.unip.br/disciplina/detalhes/1356.
Acesso em: 20/03/2017
Fávero.
L. L. . Coesão e coerências textuais: introdução. 4ª. Ed. , São Paulo:
Cortez, 1998.
__________,
KOCH, I. V. Linguística textual: introdução. 4ª. Ed., São Paulo: Cortez,
1998 (Série gramática portuguesa na pesquisa e no ensino; 9),
Postado por: Gabriella B. da Silva
Revisado por: Felip Alves
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